Quem somos


Histórico  do C.M.E.I.  Vila Finsocial  I

Esta Instituição era um Núcleo de atendimento à Comunidade (NAC),  criado pelo Governo Estadual na década de 80 com o objetivo  de atender  crianças de  zero  a  seis anos, tendo como finalidade a assistência social.

 No mês de julho de 2004 o NAC foi desativado para reforma com intuito de atender as exigências da Lei de Diretrizes e Bases  da Educação Nacional  (LDB), que determina ser dos governos municipais a responsabilidade dos  serviços  em creches  e pré-escolas, para após terminada  a  obra, entregar  o prédio,  bem como  o  mobiliário existente neste, para a Prefeitura de Goiânia.

Em 26 de Outubro de 2005 , Edna Silva de Souza é empossada como Diretora nomeada do CMEI Vila Finsocial I, pelo então Prefeito  Íris Rezende Machado  e  pela Secretária Municipal de Educação Márcia Pereira Carvalho.

Aos 27 dias de outubro de 2005, inicia-se o funcionamento do   CMEI   para   o atendimento à comunidade no que concerne às matrículas, também para  o recebimento dos servidores da Secretaria Municipal de Educação (SME) que formaria o quadro de profissionais desta Instituição. Deparamos com uma situação de abandono, pois o CMEI estava muito sujo e com muito mato ao redor. Iniciamos o trabalho de limpeza das dependências com a colaboração da SME e parceria da COMURG , que fez a limpeza no pátio. Em poucos dias estava tudo mudado em condições de funcionamento.

Aos  28  dias de novembro de dois mil e cinco, o CMEI recebeu as crianças, e nesta data comemora-se o aniversário do CMEI, comemoramos todos os anos com apresentações culturais, exposições de trabalhos em uma festa que ocorre integrando comunidade, funcionários e as crianças.
          
Aos dezoito dias do mês de dezembro de dois mil e seis houve a primeira eleição direta para esse CMEI, tendo como candidata única ao pleito a professora Edna Silva de Souza, eleita com cem por cento dos votos válidos, e tomou  posse no dia 31 de janeiro de 2007.
             
Aos trinta dias do mês de novembro de dois mil e nove houve a segunda eleição direta para a direção do CMEI, tendo como candidata única ao pleito a Professora Edna Silva de Souza, reeleita com 99,99% dos votos válidos, tendo sido empossada em janeiro de 2010 pelo então Prefeito Íris Resende.
            
O CMEI foi reformado em 2010 e tivemos mudanças,  pois onde havia um banheiro  agora temos uma sala que atende o agrupamento EI-D, essa sala não ficou arejada, é bastante quente, pois o telhado é de amianto e muito baixo, não é espaçosa perdemos em relação à sala que tínhamos antes. Onde era a secretaria,   agora temos  os banheiros das crianças que possui somente quatro vasos sanitários e a área onde foram instalados os chuveiros, esse novo banheiro para as nossas crianças ficou insuficiente, pois perdemos em espaço com relação ao antigo banheiro, estamos tendo dificuldades no horário do banho para alternar masculino e feminino preservando a intimidade das crianças, e também devido a quantidade de crianças que atendemos perdemos muito tempo no banho. A outra sala foi dividida , com divisórias, em três ambientes ficando secretaria, depósito de materiais de limpeza e sala de brinquedos . O banheiro dos funcionários foi instalado em uma área atrás da nova sala e também a lavanderia. Foi construída uma área coberta ampla e arejada, (onde tinha uma pequena área), que funciona também como refeitório.

No dia 30 de novembro de 2013 houve a terceira eleição no CMEI VILA FINSOCIAL I e  a então coordenadora Anatilia Simone Afonso foi eleita a nova diretora para o triênio 2013-2015,sendo empossada em janeiro de 2013.

O CMEI V. Finsocial I, possui meta de atendimento para 2013 de cem  (100) crianças, o agupamento EI-B passará a atender 18 crianças , pois já atendia como excedente, o agrupamento EI-C atenderá 18 crianças, o agrupamento EI-D 19 crianças , o agrupamento EI-E 22 crianças e o agrupamento EI- F 23 crianças .

Estamos localizados na V. Finsocial, região noroeste de Goiânia, circundado pelos bairros: Alto do Vale, Jardim Fonte Nova, S. Morada do Sol, Parque Tremendão e outros, onde habitam nossas crianças, que são de famílias na maioria de baixa renda. a maioria das mães e também alguns pais trabalham como costureiros(as) ou auxiliares de costura, há no setor muitas confecções informais, outras são diaristas, domésticas, manicure, vendas no comércio, ou outros serviços administrativos, etc.. A religião predominante da nossa clientela é a evangélica, daí a não realização de carnaval, festa junina etc. Denominamos a festa que realizamos de “Festa da roça” que não tem nenhum cunho religioso e nem danças, conforme pedido das famílias, pois entendemos e respeitamos a diversidade religiosa. Quanto ao grau de instrução das mães de nossas crianças , a maioria tem o ensino médio completo, quase metade das famílias moram de aluguel, maioria absoluta possui uma renda de até dois salários mínimos.(os gráficos seguem no final do item)

Estamos bem próximos ao CAIS, com o qual, temos parceria efetiva no atendimento às nossas crianças, quando encaminhadas para atendimento. Também os profissionais, quando solicitados, nos atende na medida do possível, com palestras para as famílias. Temos também proximidade com a Delegacia de Polícia que também são nossos parceiros caso haja necessidade. Várias escolas públicas e privadas estão bem próximas ao CMEI, também há um comércio bastante atuante. Somos privilegiados com a proximidade do Parque Fonte Nova, local aprazível e lindo, com uma natureza exuberante, onde sempre levamos nossas crianças para as atividades em contato com a natureza, elas apreciam muito e também nos relatam que vão lá com suas famílias em finais de semana. Também temos bem próximos o Clube do Povo, local de lazer agradabilíssimo, onde também com agendamento prévio levamos as crianças para refrescarem nas piscinas e aproveitarem aquele espaço físico amplo, que é usado pela nossa comunidade em finais de semana e feriados, várias de nossas crianças relatam suas idas àquele  clube com suas famílias (na maioria das vezes com as mães ou avós). O lazer que nossas crianças usufruem quando não estão no CMEI, conforme fala das próprias crianças são os já citados acima e também; andar de bicicleta na praça, assistir televisão, brincar de polícia e ladrão , de carrinho, de boneca e casinha, com terra, passear em casa de parentes, brincar na pracinha,  jogar futebol com os primos e irmãos, brincar no pula-pula da feira, nadar na piscina do clube do povo, ir à igreja com a família e passear no Supermercado Bretas e no shopping Mangalô ou Portal shopping.

Nenhum comentário:

Postar um comentário